Almoço e Jantar
Reservas: (48) 3237-7281

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog do Mandala » Receita: tainha recheada com história
Receita: tainha recheada com história

 

http://www.floripahub.com/wp-content/uploads/2016/02/shutterstock_228091963-1200x795.jpg

O mar tranquilo, pouco vento e algumas pessoas caminhando pela praia. O vigia observa a praia calma e com muita precisão consegue perceber que ela vai se transformar em um turbilhão. Em um instante já sabe que chegou a hora de avisar aos outros pescadores. Notícia boa para aqueles que ainda dependem do modo artesanal para o próprio sustento, assim como os seus pais e os pais de seus pais. Notícia boa para toda a comunidade: a temporada de pesca da tainha chegou, o peixe vem vindo e com ele vem toda a história de gerações de pescadores prontos para trazer essa maravilha gastronômica para a Ilha.

Lançam as redes no mar e vão dando uma volta com o barco ao redor do cardume. Processo simples, humilde, mas que vai motivando a vida e dando alegria para essas comunidades manezinhas e para toda a população consumidora dessa delícia da região. Na hora de puxar as redes, todos querem ajudar. Um trabalho em equipe entre pescadores e admiradores desse verdadeiro espetáculo que, no fim, vai resultar em toneladas de tainhas frescas, prontas para o preparo.

Presente na cultura local desde o século XVII, a pesca da tainha é praticamente um evento, tanto para quem aprecia a arte da retirada dos peixes, quanto para quem está louco para comprá-los fresquinhos direto dos pescadores. O período ocorre de maio a julho, principalmente na praia dos Ingleses e na Barra da Lagoa.

Quando os portugueses vieram para Santa Catarina, como forma de sustento, absorveram dos indígenas que já estavam por aqui o uso dos temperos, e aproveitaram da grande experiência marítima para fortalecer uma culinária que é simples, mas muito saborosa. Peixe, camarão, carne de siri, lula, mariscos e, mais contemporaneamente, ostras, são algumas das iguarias que os açorianos passaram a utilizar em pratos que foram passando de geração em geração e hoje são muito característicos de Floripa.

Hoje viemos ensinar uma receita típica manezinha feita com a tainha e com outros ingredientes trazidos pela história açoriana. É muito importante valorizar a tradição desses pescadores que ao longo dos tempos celebram a sua cultura e, de maneira puramente artesanal, fornecem o peixe à comunidade, não deixando a tradição se perder em meio a um mundo que corre no sentido da mecanização inclusive das menores atividade.

Prepare a cozinha e embarque nessa delícia de gastronomia!


http://www.floripahub.com/2016/02/200/

Principal | Mandala | Fotos | Cardápio | Blog | Contato | Mapa do Site | Faça sua Reserva  

Restaurante Mandala © 2014 - 2019. Todos os direitos reservados. CNPJ: 80.464.241/0001-20

AC Praia do Pântano do Sul, 150, Florianópolis-SC, CEP 88.067-001.  Fone: (48) 3237-7281 | restaurantemandalasc@gmail.com

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.