Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog do Mandala
Artigos: Blog do Mandala
Fenaostra 2017 será no Mercado Público de Florianópolis e terá atrações 100% manezinhas

http://floripamanha.org/wp-content/uploads/2016/10/foto-final.jpg

A 18ª Fenaostra (Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana) mudará de endereço em 2017: tradicionalmente realizada no CentroSul, dessa vez o evento será no Mercado Público e Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. Organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a festa acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, terá entrada gratuita e, entre as atrações estão bandas locais e a participação de maricultores da cidade.

Saiba Mais


Tilápia: O peixe de sabor suave que virou catarinense

http://peixariaz13.com.br/wp-content/uploads/2015/03/til%C3%A1pia-21.jpg

Santa Catarina é atualmente um dos maiores produtores de tilápias do Brasil. Esse fato impressiona quando se considera que essa espécie de peixe se adapta melhor a temperaturas ambientes entre 26 e 30 graus centígrados. Além disso, o Estado, que tem apenas 1,2% do território nacional, precisa superar barreiras geográficas para a produção de peixes de água doce, como sua superfície bastante irregular, marcada por montanhas.

Saiba Mais


Pirão, o prato que faz parte da identidade cultural de Florianópolis

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/ef/c2/fe/efc2fed89fd99d6d6cb6db0ca88847b0.jpg

Água, farinha de mandioca, peixe, camarão ou feijão: a receita simples é o segredo do sucesso do pirão. Pirão tem receita aparentemente simples: água, farinha de mandioca, peixe, camarão ou feijão, e temperos. A receita é aparentemente simples: água, farinha de mandioca, peixe e tempero. Talvez um dos pratos mais queridos dos florianopolitanos, o pirão de caldo de peixe se tornou um sabor típico do município e faz parte da identidade gastronômica da cidade.

Saiba Mais


Como fazer peixada: dicas e incríveis!

http://www.degrafica.com.br/igc/uploadAr/FileProcessingScripts/PHP/UploadedFiles/maio-peixada-catarinense-.jpg

Os peixes, além de serem muito saborosos, trazem diversos benefícios para o nosso corpo; afinal, são uma fonte importante de ômega-3, entre outras vitaminas e nutrientes. É por isso que devemos consumi-los pelo menos duas vezes por semana! Mas, é claro, isso não quer dizer que você não pode dar aquela variada no cardápio – e uma boa forma de fazer isso é testar receitas novas...

Saiba Mais


Santa Catarina, uma mistura de sabores europeus no Brasil

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/1b/85/65/1b8565d89c6f15178daabfc6579236d4.jpg

Santa Catarina é um dos estados do Brasil com maior influência dos europeus, localizado no centro da Região Sul, o estado possui uma gastronomia rica e muito diversificada com sabores marcados pelos povos colonizadores que ali passaram. A cozinha catarinense  acompanha o processo de colonização. A presença de portugueses, italianos e alemães se fez presente no prato do catarinense.

Saiba Mais


Peixe para fazer moqueca: dicas de peixes e receitas

http://s.glbimg.com/po/rc/media/2012/06/13/15/58/29/262/moqueca_de_peixe.jpg

A moqueca é um prato de origem bastante discutida. Uns dizem se tratar de uma receita típica dos indígenas, que costumavam “moquear” a carne de peixe; ou seja, assá-la lentamente em seu próprio suco. Outros afirmam que o prato tem origem na cozinha dos escravos africanos, que incrementaram o ensopado com azeite de dendê e leite de coco. Mas, uma coisa é certa: a moqueca é um prato bastante apreciado no Brasil inteiro!

Saiba Mais


Propriedades nutricionais da corvina

https://4.bp.blogspot.com/-20j51EwBXkw/T5Rl2PVWUvI/AAAAAAAABVQ/YBKsBdcxhXk/s1600/Corvina+no+forno.JPG

A corvina é um peixe que vive naturalmente tanto na água do mar como na água do rio. Existem diferentes espécies, entre as mais conhecidas se encontram a corvina-branca (originária do Mar Mediterrâneo), a corvina-preta e a corvina de rio. Este peixe é muito apreciado pelos chefs por se adaptar a diferentes receitas e diferentes tipos de cocção. Por outro lado, também é apreciado pelos nutricionistas por suas propriedades nutricionais

Saiba Mais


Benefícios do camarão para saúde

https://remediodaterra.com/wp-content/uploads/2015/09/benef%C3%ADcios-do-camar%C3%A3o-1024x683.jpg

O camarão é um fruto do mar delicioso e que se inclui em várias opções de pratos maravilhosos, seja como petiscos ou como risotos. Seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde. Inclusive o camarão é rico em vitamina D, que é responsável para o crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes além de monitorar o nível de cálcio nos ossos. Acompanhe nosso conteúdo e veja os benefícios do camarão e como ele ajuda o corpo.

Saiba Mais


Conheça os quatro peixes em alta do litoral catarinense e seus usos na cozinha

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/16811953.jpgTodo ano, em meados de maio, o litoral catarinense começa a se agitar em torno da pesca da tainha, o mais adorado fruto do mar que abunda (ou deveria abundar) no começo do inverno na região. Quase um mês após o fim da temporada, é pouco provável que alguma tainha perdida ainda esteja passeando pelos mares de Santa Catarina, mas essa época do ano costuma ser farta em outras variedades de peixe...

Saiba Mais


Peixe, um alimento versátil e saboroso

https://homepage-inlifepharmapvtl.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2015/02/fish.jpg

A variedade de peixes disponíveis garante pratos saborosos e nutritivos. O alimento consegue se adequar aos mais diversos paladares e dietas. Versátil na cozinha, o peixe pode ser introduzido no dia a dia de várias maneiras. A variedade de espécies e de preparos garante outras opções de uso na rotina, seja no almoço ou no jantar.

 

Saiba Mais


Conheça os benefícios da sardinha, alimento barato, saudável e versátil

http://saudenacomida.com.br/wp-content/uploads/2015/08/sardinha-na-panela-de-press%C3%A3o.png

O peixe, sempre alvo de preconceitos por ser de baixíssimo preço, é rico em proteína, cálcio e vitamina B12, auxiliando na prevenção de doenças do coração e manutenção de memória e ossos. E tem mais ômega-3 do que o salmão! Se você tivesse que escolher hoje entre dois peixes para um almoço saudável, optaria entre o salmão ou a sardinha? Se a opção for a primeira, está na hora de rever seus conceitos.

Saiba Mais


O jeito certo de assar o peixe inteiro

Foto: Bigstock.

Em vez de comprar o filé na peixaria, dê uma chance à peça inteira. É só escolher o peixe da época (são sempre os mais saborosos), pedir para o peixeiro limpar e caprichar no preparo. A escolha: Existem os mais suaves, como o linguado, que vão bem com diversos temperos, e os de carne mais gordurosa e sabor marcante, como a tainha e a anchova:

Saiba Mais


5 dicas para acertar no preparo da tainha

Foto: Felipe Carneiro

A tainha divide paladares: alguns amam e outros odeiam. O sabor pronunciado da carne escura – que fica ainda mais intenso e marcante se preparado de forma inadequada – faz com que muitos passem ao largo de sua safra. Mas quem gosta não dispensa, de jeito nenhum, uma bela tainha escalada ou frita em postas, com destaque ainda para as ovas – o caviar da nossa terra.

Saiba Mais


TAINHAS: OS PEIXES QUE PULAM

http://1.bp.blogspot.com/-O0cjaMn0IzI/UXiKAMaTbjI/AAAAAAAAO-U/hQC42IVSPl8/s1600/Tainhas+que+pulam+2.jpg

Pescadores do Estuário do Rio Mamanguape, na Paraíba, contam que tainha, tamatarana e curimã (Mugilidae) são os principais representantes dos “peixes que pulam”, fenômeno comportamental relacionado, principalmente, à fuga dos predadores. Estes peixes chegam a sair da água quando acuados por predadores. Pelo fato de conhecerem bem os “peixes que pulam”.

Saiba Mais


Receita: tainha recheada com história

http://www.floripahub.com/wp-content/uploads/2016/02/shutterstock_228091963-1200x795.jpgO mar tranquilo, pouco vento e algumas pessoas caminhando pela praia. O vigia observa a praia calma e com muita precisão consegue perceber que ela vai se transformar em um turbilhão. Em um instante já sabe que chegou a hora de avisar aos outros pescadores.Notícia boa para aqueles que ainda dependem do modo artesanal para o próprio sustento, assim como os seus pais e os pais de seus pais...

Saiba Mais


MAPA DO SITE
SOBRE A EMPRESA
RESTAURANTE MANDALA
Um restaurante tradicional catarinense, situado na Praia do Pântano do Sul, na bela cidade de Florianópolis, especializado em Frutos do Mar.Restaurante Mandala © 2014 - 2017. Todos os direitos reservados. CNPJ: 80.464.241/0001-20
AC Praia do Pântano do Sul, 150, Florianópolis-SC, CEP 88.067-001.
Fone: (48) 3237-7281.
Email: restaurantemandalasc@gmail.com
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.
voltar ao topo