Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog do Mandala » Peixes de Água Salgada
Peixes de Água Salgada

http://images-cdn.impresa.pt/caras/2017-10-19-8-atum.jpg-1?v=w870h555

 

Veja as principais espécies de peixes de água salgada que são utilizadas para a alimentação.

Anchova - Peixe de escamas; o corpo é alongado, fusiforme e comprimido; a cabeça é grande e a boca larga com a mandíbula saliente; os dentes são afiados. A coloração é azulada no dorso e prateada nos flancos e ventre. Pode alcançar 1,5m de comprimento total e pesar aproximadamente 20 kg.

Atum - São peixes que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Apresenta o corpo alongado, fusiforme, boca grande e alongada, duas barbatanas dorsais bem separadas e ajustáveis a um sulco no dorso.

Badejo - Peixes de escamas; coloração escura (marrom ou cinza, dependendo da espécie), com manchas cujo padrão e coloração também variam com a espécie. Os badejos são peixes típicos de costões rochosos e recifes de corais, mas também podem ser encontrados em estuários, em locais onde existem tocas. Vivem sozinhos ou em pequenos grupos de 5 a 10 indivíduos.

Garoupa
- Peixe de escamas pequenas; corpo, cabeça e boca grandes. A coloração é parda avermelhada, com manchas esverdeadas nos flancos, formando faixas verticais; o ventre é amarelado. Alcança mais de 1m de comprimento total e 60 kg.

Pescada -
Peixe de escamas com corpo alongado, subcilíndrico pouco comprimido, cabeça moderada, sem barbilhão no queixo. Boca inclinada, o maxilar inferior projetando-se um pouco à frente do superior. Pode alcançar 1 m de comprimento e 30 Kg de peso. É muito apreciada como alimento, sendo importante na pesca comercial.

Robalo - Peixes de escamas. Das seis espécies de robalo encontradas no oceano Atlântico, quatro são capturadas no litoral do Brasil, destacando-se principalmente o robalo-flecha. Possui o corpo alongado e comprimido sendo a maior espécie da família, alcançando 1,2m de comprimento total e 25kg.

Tainha - Peixe de escamas. O corpo é alongado e fusiforme; a cabeça um pouco comprimida; a boca pequena. As escamas são grandes. A coloração é prata azulada nos flancos, sendo o dorso mais escuro. Os indivíduos maiores alcançam mais de 1m de comprimento total e cerca de 8kg.

Sardinha -
As sardinhas, geralmente são de pequenas dimensões (10-15 cm de comprimento), caracterizam-se por possuírem apenas uma barbatana dorsal sem espinhos. O nome sardinha vem da ilha Sardenha, onde um dia já foram abundantes.

Salmão -
A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina (É quimicamente semelhante ao carotene, presente nas cenouras, sendo um poderoso antioxidante produzido por algas e planktons. Estes são ingeridos por crustáceos, como os camarões que armazenam este pigmento em sua pele, que por sua vez são ingeridos em grandes quantidades por peixes como o salmão, que também armazenam esta substância, tornando-os vermelhos). O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é causado pelas algas e pelos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca.

Bacalhau - Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus morhua, ou bacalhau verdadeiro, que habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da que habita no Oceano Pacífico na região do Alaska.


https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/peixes-de-agua-salgada/62750


MAPA DO SITE
SOBRE A EMPRESA
RESTAURANTE MANDALA
Um restaurante tradicional catarinense, situado na Praia do Pântano do Sul, na bela cidade de Florianópolis, especializado em Frutos do Mar.Restaurante Mandala © 2014 - 2017. Todos os direitos reservados. CNPJ: 80.464.241/0001-20
AC Praia do Pântano do Sul, 150, Florianópolis-SC, CEP 88.067-001.
Fone: (48) 3237-7281.
Email: restaurantemandalasc@gmail.com
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.
voltar ao topo